Essa manifestação, mesmo feita por poucas pessoa ja esta fazendo aflorar nos fiei da comunidade o poder de posicionar-se na própria Igreja, mostrando seus sentimentos de varias formas Como veremos nesta carta escrita na noite da panfletagem por uma fiel da Comunidade São José Operário, que pertencente a mesma ordem da Igreja Matriz São João Calábria.
"Irmãos e irmãs caríssimos,
É minha obrigação, como cristã, compartilhar com vocês os clamores e as angústias de uma comunidade que sofre ao saber que o dinheiro que é doado com tanto amor, e fruto de um trabalho árduo, para que a nossa paróquia e todos que fazem parte da comunidade possam usufruir de um espaço mais arejado para o convívio social, visando às melhorias da igreja, e acreditando ser a serviço e favor do próximo, esteja sendo desviada, por um grupo minoritário de “sanguessugas” que motivados por ambição e por um espírito de má fé, tentam calar a voz do povo que grita por justiça!
Tudo isso nos indigna e, sobretudo, nos entristece saber que reina, no meio do nosso povo, a sensação da impunidade para os desvios de recursos da nossa paróquia, por aqueles que se dizem está a serviço do próximo e a mando de Deus.
Em primeiro lugar, precisamos mudar nosso coração: não podemos ser omissos ou coniventes com o que vem acontecendo na nossa Paróquia, em prejuízo do bem comum da população. A vida tem sempre o primeiro lugar antes de riquezas e vantagens pessoais: não podemos servir a dois senhores!
Como cristãos católicos, devemos usar todos os espaços e ocasiões: celebrações, encontros, reuniões, estruturas e meios de comunicação, colocando-os a serviço da justiça, renovando sempre nosso compromisso de fidelidade aos mais pobres, aos excluídos e aos esquecidos. Não podemos calar em troca de benefícios e vantagens para nossas igrejas e comunidades. Não podemos ser omissos por medo de perseguição ou de retaliação.
Nossa missão de anunciar o Evangelho exige que sejamos porta-vozes da Palavra de Deus que nos convida a viver relações de amor e de fraternidade e, ao mesmo tempo, porta-vozes do clamor do povo, de seus lamentos e angústias, denunciando tudo que provoca violência e morte, sobretudo quando isso vem de dentro da igreja, obrigada a estar a serviço do bem comum.Que Jesus, morto e ressuscitado nos fortaleça e nos acompanhe neste compromisso de sermos suas testemunhas até os confins da terra."
Por motivo de não querer trazer problemas para ninguem o nosso blog não identificara a autora da carta.
Os manifestantes vem isso como uma amostra de que o objetivo esta sendo alcançado, "porem a verdade deve ser dita", palavras dos pessoas que estão a frente do manifesto ocorrido esta noite,09/05/10, nas comunidades São João Calábria e São José Operário, ambas n bairro da Cidade Operaria.
Igreja em Pauta: Nossa equipe esta acompanhando o caso e estará com mais informações em breve. Participe mande seus recados!
4 comentários:
NÃO QUERER DIVULGAR O NOME DA AUTORA DESSA CARTA, COMPROMETE A SERIEDADE DESSE BLOG, ESSA PESSOA FEZ UMA ACUSÃO MUITO GRAVE E VOCÊS DA EQUIPE NAO DIVULGANDO SEU NOME DEIXA CLARO A FALTA DE COMPOMISSO COM JUSTIÇA E A VERDADE, DAÍ CONCLUI-SE QUE TUDO ISSO NÃO PASSA DE UMA GRANDE FARSA, POR QUE, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. LUIS CARLOS (COM.SÃO JOSÉ OPERARIO)
Eu como paroquiana venho aqui manifestar minha indignação e vergonha perante tudo isso que está acontecendo em nossa Paróquia. Em vez de falar sobre algo que desconhecemos como fez essa pessoa que falou tanta barbaridade, deveríamos rezar pelos nossos religiosos e não colocar em jogo a honestidade de ninguém. A sua denúncia caríssima foi muito grave e ficou muito feio para nossa Igreja, você foi muito infeliz nas suas colocações. Roupa suja se lava em casa! Caros amigos sejamos mais humildes nos nossos comentários, pensemos antes de falar, usemos de caridade com as palavras e não julguemos para não sermos julgados. Vamos rezar, pelos nossos padres em vez de ficar semeando a discórdia dentro das comunidades, pastorais, grupos e movimentos. Que tipo de Cristão nós somos?
“Rotineiramente desqualificamos testemunhos e exigimos comprovação. Isto é, estamos tão convencidos da justeza de nosso julgamento que invalidamos provas que não se ajustem a ele. Nada que mereça ser chamado de verdade pode ser alcançado por esses meios.” (Marilynne Robinson - A Cabana)
Paz e Bem.
Nádia Lopes (Matriz)
Amados leitores. Ficamos entristecidos por ver a falta de compreensão de alguns, que chateados com o acontecido na Paroquia São João Calábria, acabam descontando a raiva em NOS. Como ja foi dito não estamos aqui para defender ninguém e prejudicar ninguém. Nossa equipe pede desculpa as pessoas que se sentem ofendidas.
Salve a Igreja católica Una e Santa
Igreja em Pauta!
O senhor promotor qr dar aula de Direito penal?
creio eu que já ficou clara a sua pretenção para com a igreja...
é uma pena a perda de um homem de grande carater e de grande valor, pois nesse tempo em que o Pe. Roberio passou em nossa comunidade, mostrou o seu compromisso com os cristãos, talvez eu não estava frequentando muito a paroquia, São João Calabria, mas eu não estava vendo muitos projetos relacionados aos jovens, não posso deixar de falar sobre a ROMARIA... muitos desses "paroquianos" não participam dos eventos da igreja, mas é de imenssa importância lembrar que no ano de 2009, nos tivemos uma ROMARIA de verdade. OS QUE SE SENTEM OFENDIDOS É PORQUE TEM CULPA... pessoal, vamos pelo menos interpretar antes de falar algumas coisas, esse panfleto não citou nome de ninguem, mas....
Postar um comentário