terça-feira, 21 de junho de 2011

Corpus Christi em São Luis

DIA 23 DE JUNHO – IGREJA DA SÉ

“TOMAI E COMEI”
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”
Em São Luís esta festa começa nesta 5ª feira, com a concentração às 15h30min na Igreja da Sé, seguida de missa campal solene, presidida por Dom Belisário, seguindo em procisão pelas ruas do centro histórico (igreja da Sé – rua do Egito – praça João Lisboa – igreja do Carmo – rua da Paz – igreja de São João – rua da Paz – praça Deodoro – rua Rio Branco – praça Gonçalves Dias – igreja dos Remédios), finalizando com a caminhada sobre o tapete confeccionado pelos jovens das comunidades locais com a coordenação geral da FORANIA NOSSA SENHORA DA VITÓRIA, que abrange todas as igrejas do centro.
Acontecerá as bençãos especias do Santíssimo Sacramento no decorrer do percursso, a 1ª será solene dentro da igreja da Sé, a 2ª na igreja do Carmo, a 3ª na igreja de São João e por último na igreja dos Remédios onde ficará para adoração espontânea.
Todas as igrejas se direcionarão para a catedral à tarde. Em algumas comunidades ocorrerão, também esta mesma festa pela manhã.
A CONFECÇÃO DO TAPETE de rua é tradicional, pois é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi.
Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. Esta é a maior homenagem a Jesus Eucarístico.

Nenhum comentário: