terça-feira, 19 de julho de 2011

Vice-presidente da CNBB faz estudo das DGAE em Assembleia de Pastoral do Regional NE4

O arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Belisário da Silva, coordenou o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) na Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 4 da CNBB (Piauí) que aconteceu entre os dias 7 e 12 de julho.
Dom Belisário destacou o documento como importante para a vida da Igreja na atualidade. Afirmou que “as DGAE são a expressão da ação missionária da Igreja no Brasil com o desejo de serem uma resposta aos desafios do nosso tempo”, disse.
De acordo com o vice-presidente da CNBB, é preciso revisitar a Conferência de Aparecida (DAp) para que a Igreja possa caminhar para uma pastoral missionária. “A Conferência de Aparecida nos convoca a sair de uma pastoral de mera conservação para assumir uma pastoral decididamente missionária. Para isso é preciso ter uma atitude corajosa e profética de conversão pastoral como caminho para a nossa ação evangelizadora”, frisou durante a Assembleia, dom Belisário.
O coordenador apontou ainda para a importância de se “criar vínculos efetivo e afetivo com nossa igreja missionária e profética”, pois “o discípulo missionário sabe que para efetivamente anunciar o Evangelho deve conhecer a realidade à sua volta e nela mergulhar com olhar da fé em atitude de discernimento”. E completou: “diante de nossa realidade o importante é anunciar Jesus Cristo, testemunhando a sua palavra. A urgência na ação evangelizadora parte do encontro, das visitas, do conhecimento à realidade local para atingir o coração do povo. Essa atitude é importante para enfrentar os desafios dessa mesma realidade”.
 

Fonte: www.arquidiocesedesaoluis.com.br

Nenhum comentário: